terça-feira, 22 de março de 2011

WORM EM SEU COMPUTADOR:

05:35 // por Sala de Informática Educativa - EMEF Rui Barbosa // Sem comentários

Entre os recursos tecnológicos de interação e comunicação disponíveis na rede há uma diferença: o tempo de resposta. Interagindo com o uso do computador é mais que uma simples troca de mensagens. Criam-se redes de intervenções entre participantes e estruturas de comunicação que combinam atividades cognitivas, afetivas, metacognitivas e sociais. São interações que não limitam-se as informações, mas caracterizam-se pela disposição da aprendizagem coletiva, seja compartilhando e negociando o significado das idéias e das ações empreendidas ou por empreender. Conhecer uma variedade de gêneros textuais digitais amplia experiências e possibilita escolher o gênero mais adequado ao propósito de uma comunicação. No ambiente escolar, é preciso ampliar o repertório do aprendiz e do professor e assim, o foco da produção textual que requer novas estratégias para a ampliação da capacidade de agir nas diferentes situações de interação.

FÓRUM DE DISCUSSÃO: É um espaço virtual de discussão onde cada participante escreve sua opinião acerca de um assunto pré-determinado pelo criador do fórum, em forma de mensagens. De forma geral o funcionamento dos fóruns é muito simples, mas podem exigir maior complexidade nas mensagens, em forma de apresentações tendo imagens e links. As mensagens são armazenadas e organizadas na ordem de recebimento, servindo como um banco de informações para pesquisas e conversas.

CHAT: É uma forma de comunicação simples, dinâmica com muita interação, onde as mensagens são apresentadas em tempo real, sendo que todos que participam da conversa vêem na tela do computador tudo que está sendo digitado. Não é um adequado para atividades que requerem maior tempo para reflexão e elaboração de idéias. Deve ser utilizado com cuidado por crianças e jovens por se constituir um espaço de exagerada exposição para estes, os quais devem ser orientados a seguir condutas seguras na internet, não fornecendo endereço, telefone, senhas... Pode-se usar alguns recursos de comunicação como emoticons, símbolos ou abreviações para improvisar a escrita e demonstrar sentimentos particulares ou estado de ânimo. Além dos sites que oferecem salas de bate-papo, existem programas (msn, skype) que permite escolher e registrar um grupo de amigos para efetuar conversas sempre que estes estiverem on-line (conectados à internet).

LISTA DE DISCUSSÃO: Um grupo é cadastrado em um provedor para receber mensagens enviadas para esta lista. É um recurso muito utilizado por grupos que precisam trocar e-mails entre si. O recebimento de mensagens é prático já que cada um que quer se comunicar manda um único e-mail para o endereço da lista, que envia o e-mail para todos inscritos no grupo de discussão. Os participantes não precisam estar on-line para receber as mensagens, também é possível usar um comando para confirmação da leitura, o que permite saber se todos lêem o que é enviado para a lista. Geralmente os provedores disponibilizam espaço para criação de salas de chat e compartilhamento de arquivos.

NETIQUETA: Diz respeito a etiqueta no uso da internet ou a uma forma adequada de comunicação ao utilizar essas ferramentas. Sendo assim, ao usá-las é preciso:
* ter cuidado com o que se fala sobre os outros;
* ser claro, breve e objetivo;
* respeitar a privacidade dos outros;
* jamais usar somente letras maiúsculas pois demonstram que o autor está falando em voz alta;
* responder as mensagens recebidas;
* passar antivírus nos arquivos antes de abrí-los e enviá-los.

0 comentários:

Postar um comentário