terça-feira, 22 de março de 2011

DEBATE NA REDE: Bate-Papo, Lista, Fórum de Discussão e Netiqueta

05:34 // por Sala de Informática Educativa - EMEF Rui Barbosa // Sem comentários

Recentemente surgiram no mundo da informática os worms (vermes), programas com capacidade de se replicarem rapidamente via internet, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Eles se diferem de um vírus pelo fato de se propagarem sem a necessidade de serem executados, já que isto ocorre em função da falta de segurança no computador.

É difícil saber a origem dos vírus e worms mas não são a única preocupação dos usuários. É comum o ataque de cavalos de tróia, programas que são recebidos como presentes - cartões virtuais, álbum de fotos, protetor de tela, jogo... - que, além de executar as suas funções, executam também tarefas nocivas e sem conhecimento do usuário.

Outra forma nova de vírus é classificada como malware (spywares, adwares, hijackeres e keylogger). Também são programas nocivos, mas que rodam sem a autorização do usuário prejudicando o sistema. Contaminam o computador quando utilizamos a internet sem as medidas de seguranças necessárias. É um programa “espião” que registra todas as operações do usuário, podendo inclusive roubar informações confidenciais como senhas por exemplo.

É preciso prestar atenção no funcionamento do computador para proteger-se dessas ameaças. Qualquer coisa estranha que aconteça com seu computador pode ser um indício de contaminação. Para evitar esses transtornos, principalmente quando se utiliza o Windows, é preciso ter os programas de defesa – antivírus, anti-spyware... Sempre atualizados.

Como as vacinas nos protegem da ação dos vírus biológicos, os antivírus protegem os computadores da ação de vírus e malwares. São programas que os detectam sugerindo o que devemos fazer para eliminá-los e, se possível, o que fazer para recuperar informações que tenham sido estragadas ou apagadas pelo invasor. São programas que auxiliam no uso seguro do computador, mas é a atitude descuidada do usuário a maior responsável pelas infestações. É preciso ficar atento aos sites visitados, não baixar arquivos de sites não confiáveis, não abrir e-mails e anexos desconhecidos e, ao notar alterações no funcionamento procurar ajuda especializada.

PARA SABER MAIS:
MICROSOFT
INFOWESTER
DESCICLOPÉDIA

0 comentários:

Postar um comentário