Sabemos que para usarmos um computador precisamos de programas específicos para trabalhar com textos, imagens... Da mesma forma que estes, os vírus de computador também são programas mas, atrapalham o bom uso do computador, ao invés de ajudar e facilitar o uso deste.
Do mesmo modo que o vírus biológico, que infecta seres humanos e animais, estes infectam programas e máquinas, espalhando-se rapidamente e danificando-as. Sendo assim, sempre que fizermos uso de computadores conectados à internet e ligados em rede, estamos sujeitos a riscos: vírus, worms, trojan e malwares.
O computador pode ser contaminado por um vírus pelo simples download de um arquivo infectado da internet, quando abre-se um arquivo infectado de um disquete, cartão de memória, pendrive... Quando ele está nos arquivos do computador já pode agir danificando e destruindo as informações dele. Mas, pode também, ficar encubado, armazenado até uma data certa para entrar em atividade.
Como o Linux é um sistema que tem definições claras a respeito de permissões de arquivos, usuários e grupos, um vírus pode afetar apenas o usuário que executou o programa, ao contrário do que ocorre nas plataformas Windows, que qualquer programa executado tem controle total sobre a máquina. É isso que dificulta o desenvolvimento de vírus para a plataforma Linux.
Contudo, alguns vírus foram criados para o ambiente Linux, mas somente se propagam se executados como usuário root - administrador. Para evitar problemas, é importante não trabalhar com usuário root, e jamais usar a internet como este usuário. Existem antivírus para Linux, que são muito utilizados quando o ele roda como servidor de e-mail ou arquivos, permitindo dessa forma, que sejam pesquisadas as mensagens recebidas.
0 comentários:
Postar um comentário